segunda-feira, 29 de outubro de 2007

1) Defina com suas palavras o que são temas geradores?
R: São temas questionamentos levantados pelos alunos, pais, família, gestores da educação que gera alguma discussão.
2) a) Descreva os dois temas apresentados na seleção dos temas geradores?
R: Temas cíclicos: origina-se de festas e datas comemorativas b)temas gerados pelas cças suas famílias, professores e outros profissionais.
3) 3.1- Permitir sempre a manifestação da curiosidade infantil, conciliando os interesses individuais de certas crianças com o tema.3. 2-Quebrar preconceitos, evitando a imposição de modelos abstratos: fazer a crianças compreender a heterogenidade da sociedade.3. 3- Imprimir aos temas uma visão flexível e ampla, e ao mesmo tempo contextualizada: movimento e as transformações que caracterizam o mundo físico e social.3. 4- Garantir a criticidade e a criatividade no tratamento dos temas: explorar vivamente os direitos e deveres, ou seja, a cidadania.3. 5-Favorecer o acesso das crianças aos conhecientos científico em jogos nos diferentes temas: explicar de um tema de um jeito formal, mas também por outro lado explicar pelo lado cientifíco e técnico. 3.6- Variar a duração dos temas de acordo com a sua amplitude e com o interesse da turma: desenvolver determinado tema de acordo com o interesse da sala, e dos alunos individualmente.3.7- Articular as diferentes áreas do conhecimento em função e no interior do tema: com o desenvovimento de cada tema , interligar outros temas, dessa forma integrando vários temas.
4) Escolha um tema e elabore um plano de aula no modelo do tema gerador.

Tema: Circo
a)Conhecimento Social: Conhecer a historia do circo, os integrantes, de onde circo começou.
b)Conhecimento natural:os animais, que tipos de animais, a origem de cada animal, de qual pais veio o circo, o que os animais se alimentam da natureza, a importância da água para os animais, diferentes tipos de modalidades circenses.
c) Conhecimento lógico matemático: conhecimento dos objetos usado pelos artistas, formas dos aparelhos, palhaço é igual a circo, numero de artistas que compõem um circo, duração de cada numero apresentado.
d)Conhecimento lingüístico: observar o sotaque do apresentador, musica, piadas, historias contadas pelo apresentador, novas palavras aprendiadas durante o espetáculo.

Nenhum comentário: